sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

As flores da nossa vida.



Rosa

Características e Anatomia

A Rosa é certamente a flor mais conhecida do mundo e considerada como a rainha das flores. O seu cultivo remonta à Antigüidade, mas não se sabe exatamente quando ou onde as primeiras rosas foram cultivadas.
Cientificamente, as rosas pertencem à família Rosaceae e ao gênero Rosa, com mais de 100 espécies naturais, todas de origem do hemisfério norte do planeta e predominantemente de climas temperados, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados. As flores, na maior parte das vezes, são solitárias.
Atualmente, as rosas cultivadas estão disponíveis em uma variedade imensa de formas, tanto no aspecto vegetativo como no aspecto floral. As flores, particularmente, sofreram modificações através de cruzamentos realizados ao longo dos séculos para que adquirissem suas características mais conhecidas: muitas pétalas, forte aroma e cores das mais variadas.
Significadificados e simbologia
Sua beleza e perfume simbolizam o amor, e seus espinhos, o sofrimento que ele pode causar. No Egito, era dedicada à deusa Ísis e, na Grécia, a Afrodite.

Alstroemeria

Nome científico: Alstroemeria pelegrina.
Madressilva-da-serra
Áster
Nome científico: Aster spp.
É originária da América do Norte. Flor muito apreciada na Europa.
Boca-de-leão
Nome científico: Antirrhinum majus.
É originário da América do Norte e Europa.

Crisântemo

Nome científico: Chrysanthemum spp.
É originário da China. Na China e no Japão referem-se a ela como a “materialização do sol”. É o emblema da casa imperial japonesa. Na China e no Vietnã está associada à longevidade, durabilidade, permanência, estabilidade, além de beleza e perfeição.

Girassol

Características e Anatomia
Girassol (Helianthus annuus) é uma planta anual da família das Asteraceae, de flores grandes - aprox. 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 m de altura, notável por "olhar" para Sol, comportamento vegetal conhecido como heliotropismo.
Os girassóis sâo plantas originárias das Américas, domesticadas por volta do ano 1000 a.C.. Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro da planta que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol.
Significadificados e simbologia
Segundo a mitologia grega, certa moça, chamada Clytia, apaixonou-se pelo deus do Sol Apolo e sem poder fazer nada, observava-o cruzar o céu. Após nove dias, ela foi transformada em um girassol.
Por sua forma imponente, semelhante ao sol, está ligada à glória, respeito, dignidade.

Gladíolo

Nome científico: Gladiolus spp.
Originário da África do Sul.
“Palma-de-santa-rita” – é uma das mais populares no Brasil.

Helicônia

Nome científico: Heliconia brasiliensis.
É originária do Brasil e América do Sul (tropical).
Nome dado por Lineu, em 1711, em homenagem ao monte Helicon (Grécia), onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas musas.

Lírio

Nome científico: Hemerocallis.
É originário da China e Japão. Depois da rosa, é a flor mais utilizada na literatura e nas artes. Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, algumas gotas de seu leite derramaram-se no céu e formaram a Via-Láctea; as que caíram sobre a terra transfornaram-se em lírios. Para os cristãos, o lírio representa a Virgem Maria. No folclore brasileiro, o lírio branco representa o casamento e, nos funerais, significa a purificação da alma.

Margarida

Nome científico: Chrysanthemum leucanthemum
É originária de Pirineus (Europa Central).
Na mitologia romana, a ninfa Belides transformou-se nesta flor para escapar do assédio do deus da vegetação e das árvores frutíferas.
Conta uma lenda inglesa que uma fada alimentava um príncipe com comidas preparadas com esta flor para que ele nunca crescesse e nem perdesse a inocência infantil.

Orquídea

Conta-se que a rainha de Sabá, (há cerca de 3.000 anos) estava sem saber como presentear o Rei Salomão. Uma criada lhe ensinou; “Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas”. Também desde a Antiguidade, é utilizada nas festas da primavera, na China, para afastar as influências negativas.
É a planta mais diversificada do planeta.

Tulipa

Originária da Turquia ou Pérsia, seu nome é inspirado no turbante (dulband) que lembra a forma da flor

Violeta

Nome científico: Saintpaulia ionantha.
Segundo a tradição, é o símbolo da primavera. É a flor de vaso mais vendida no Brasil.
Fonte de referência:
Wikipedia - Enciclopédia livre