Você provavelmente já ouviu falar do projeto
Mars One, não é mesmo? Ele pretende levar humanos para colonizar Marte a partir de 2023, e aqui no
Mega Curioso nós já falamos bastante sobre isso. A ideia toda surgiu do holandês Bas Lansdorp e, segundo ele, 100 mil pessoas já se inscreveram no programa.
As inscrições permanecem abertas até o dia 31 deste mês, e Lansdorp acredita que o número de inscritos tende a aumentar durante as próximas semanas. Entre aqueles que querem colonizar o Planeta Vermelho, existem alguns brasileiros. Vale lembrar que a viagem contará apenas com uma passagem de ida para cada participante.
O programa seleciona seus participantes em um estilo “reality show”, já que o que conta são os vídeos que os candidatos precisam enviar para a avaliação. Se você quiser conhecer as pessoas já inscritas,
clique aqui – para conferir os vídeos enviados por brasileiros, basta selecionar a opção “Brazil” no filtro à direita. Até o momento em que essa matéria foi escrita, havia 31 inscrições brasileiras disponíveis.
Processo
A inscrição não é gratuita e varia conforme o país do candidato. É preciso pagá-la, mesmo que você nunca venha a ser selecionado; isso, segundo os organizadores, vai ajudar a financiar o projeto, que tem custo estimado no valor de US$ 6 bilhões.
Os colonizadores escolhidos deverão passar por quatro etapas, sendo elas: análise da inscrição e do vídeo; análise médica e física; votação do público – o participante escolhido será o mais votado entre os selecionados do seu país, sendo que cada nação terá entre 20 e 40 candidatos; e a última etapa, que é parecida com a terceira, com a diferença de que, uma vez que cada país escolha seu candidato, a votação passará a ser mundial e, entre todos os selecionados, serão classificados 24 viajantes. E aí? Você se inscreveria?