quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

OS ESPARTHANOS: Screamin' Jay Hawkins - Esparthano nato

OS ESPARTHANOS: Screamin' Jay Hawkins - Esparthano nato: Um cantor de Rock, negro e performático na década de 50 são algumas das designações de desse poderoso cantor.

Logo após o lançamento de "I Put a Spell on You", o DJ Alan Freed ofereceu 300 dólares à Hawkins para sair de dentro de um caixão no palco. A proposta foi aceita e brevemente Hawkins criou uma persona de palco que apresentava-se com roupas douradas e de pele de leopardo e notáveis acessórios voodoo, como um crânio cravado em uma vara e cobras de borracha." Esses acessórios sugestionavam o vudu haitiano, mas também apresentavam traços cômicos que provocavam comparações com um Vincent Price negro.

Em 1968 o Creedence Clearwater Revival gravou para seu primeiro álbum auto-intitulado uma versão cover de "I Put a Spell on You".

MÚSICA NEGRA PARA PESSOAS BRANCAS...

http://moundofideas.blogspot.com/2012/02/os-esparthanos-screamin-jay-hawkins.html

O SARCASMO ESTÁ PRESENTE EM TUDO NESSA OBRA.

É num período como este, tomado por imediatismos e produções artísticas plastificadas, que nos damos conta da falta danada que faz um músico como Screamin' Jay Hawkins. Este Black Music For White People certamente não é o seu melhor trabalho, mas entrega tudo que de melhor se espera de um artista livre de amarras e concepções pop rastaqueras. Os destaques aqui vão para as boas regravações de "I Put Spell on You", "Old Man River", "Heart Attack and Vine" e "Ice Creem Man" - estas duas últimas pinçadas do repertório do Menino Tom Waits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário